quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Edição de Fotos - Baixo Contraste

Olá, gente bonita! :)

Eu gosto muito de fotos com baixo contraste. E com certeza não sou a única, já que vejo cada vez mais gente interessada em fotos assim.

De um modo geral, pode-se dizer que fotos suaves e delicadas estão fazendo sucesso. E esse tipo de foto costuma estar relacionado com o baixo contraste + alto brilho. 

Nesse post vou falar especificamente de fotos num estilo mais "vintage", que usam esse recurso de contraste e brilho também. Um editor bem prático onde vocês podem fazer isso é o Pixrl Express. Vou mostrar aqui o passo a passo numa foto. Mas antes, preciso lembra-los de que não há uma "receita" a ser seguida. 

Você tem que usar seu próprio bom senso, se guiar pelo seu gosto, conforme for editando uma foto. Em outras palavras, a sua foto é diferente da minha, então não necessariamente o que eu fizer na minha vai dar certo na sua, e vice versa.

Clique nas imagens para visualiza-las num tamanho maior.


1) Começo com uma foto sem edição alguma, que tirei com o celular.


2) Uso os filtros Anne e Ivan (40 de  Anne e depois 20 de Ivan).

ATENÇÃO¹
Deixe o contraste das cores da foto bem alto. Anne e Ivan são exemplos de filtros que vão deixar sua foto com cores bem fortes e contrastantes. Sua foto vai precisar ter cores "exageradamente fortes" antes de ir para o próximo e último passo.


3) Hora de brincar com o contraste e brilho. Diminua o contraste e aumente o brilho até ficar satisfeito(a), e pronto.

A maior parte dos filtros da seção "Vintage" diminuem o contraste também. Para finalizar essa foto do Louis, usei 50 do filtro Polak, pois eu queria a foto menos rosada e com mais verde.

ATENÇÃO²
Quando eu quero que a foto fique ainda mais "suave" e com mais brilho, costumo editar ela no PhotoScape depois do Pixrl. Apenas uso o "avivar" uma vez, com "nível", "desfoque", e "contraste" no minimo. Faço isso no PhotoScape porque não acho que apenas adicionar mais brilho no Pixrl dê o mesmo efeito.

A foto finalizada:





Um comentário:

  1. Oi amore, adorei o post, e amo esse efeito suave na fotos que as deixam no estilo vintage.
    bjos

    ResponderExcluir